evolução de enfermagem
ENFERMAGEM
JOÃO BATISTA
KARINE RODRIGUES MARTINS
KÁTIA ROCHA DE OLIVEIRA
TUBERCULOSE
ALMENARA – MG
2013
TUBERCULOSE
A Tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Tuberculosis ou Bacilo de Boch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch , em 1982.
A Transmisão é direta ocorre de pessoa para via de gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.
SINTOMAS
Tosse por mais de duas semanas,produção de catarro, febre, sudorese,cansaço,dor no peito,falta de apetite,e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rapido possivel, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente .
DIAGNÓSTICO
Leva em consideração os sintomas e é confirmado pela radiografia do pulmão e analise do catarro. Ajudam a confirmar o diagnósticar o teste de Mantoux, que conscite na aplicação de tuberculina ( extraída da própria bacteria) de baixo da pele, a broncoscopia e a biópsia pulmonar.
TRATAMENTO
O tratamento é feito á base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescidivel que este nao seja interropindo – fator que pode pode ocorrer, princialmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal – estar geral. As medicações são distribuidas pelo SUS , através de seus postos municipais de atendimento.
A vacina da BCG é utilizada na prevenção da tuberculose deve ser administrada em todos os recém- nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.
O tratamento é feito com três drogas diferentes: Pirazinamida,