Evolução das Teorias de Administração e Organização Período Atual
Evolução das Teorias de Administração e Organização Período Atual
1) Natureza da Sociedade:
- Era do Conhecimento
A Era do Conhecimento trouxe consigo a necessidade de modificar a visão empreendedora e priorizar a valorização do principal capital das empresas: seus funcionários. O reconhecimento da valorização do capital humano nas organizações e o individuo como personagem gerador de conhecimento e agente do processo de inovação, interagindo e compartilhando seus conhecimentos com os demais membros do grupo ao qual ele está inserido no processo, passou a ser um novo momento para a civilização.
2) Natureza do Trabalho:
- Interação entre o Capital Estrutural e Intelectual
A interação entre o capital intelectual e o estrutural constitui a organização e desenvolve um ambiente organizacional de sucesso.
3) Local de Trabalho:
- Escritório e a partir de casa ou qualquer lugar com conexão a rede mundial de computadores
4) Recurso Principal: - Tecnologia
5) Teoria da Administração e Organização:
- A Teoria Z (Administração Participativa), Reengenharia. Benchmarking e Administração de Processos
A Administração Participativa valoriza a capacidade das pessoas tomar decisões e resolver problemas, objetivando a satisfação e motivação no trabalho com vistas a contribuir para o melhor desempenho e competitividade das organizações.
A liderança, disciplina e autonomia predominam tendo as pessoas como responsáveis pelo seu próprio comportamento e desempenho.
Essa filosofia permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da organização e busca sempre agregar mais valores às funções e pessoas.
6) Suposições sobre a natureza humana:
- Desenvolvimento Humano
Um dos fatores mais relevantes do desenvolvimento do homem está associado ao aproveitamento das contribuições individuais como dinâmica interior que impulsiona o