Evolução das Placas de Vídeo
Histórico das Placas
IBM MDA
A primeira placa de vídeo criada veio junto com o lançamento do primeiro IBM PC e foi nomeada de IBM MDA (Monochrome Display Adapter ou Adaptador de Vídeo Monocromático). Ela trabalhava apenas em modo texto, conseguindo exibir 25 linhas e 80 colunas de caracteres na tela, em alta resolução (é claro). Ela conseguia mostrar textos em apenas uma cor e contava com a quantidade impressionante de 4 KB de memória de vídeo. Para testar o potencial da MDA era simples: digite furiosamente e verifique se os caracteres aparecem com atraso no monitor.
S3 Trio
Considerada por muitos a primeira placa de vídeo propriamente dita, a S3 Trio fez época na década de 90. Com a inovação de reunir 3 componentes básicos utilizados por fabricantes de placas de vídeo: a GPU, o RAMDAC (que converte os sinais digitais dos chips para sinais analógicos do monitor) e o gerador de frequência. Foram lançados três diferentes versões da S3 Trio com os chips Mach8, Mach32 e Mach64 da ATI.
S3 ViRGE (primeira 3D)
Em 1995 chega a primeira placa de vídeo em 3 dimensões: a S3 ViRGE. Nessa época a S3 dominou o mercado por um bom tempo. Contando com 4MB de memória onboard e com uma frequência de memória de até 66 MHz, a ViRGE despontou com uma série de funcionalidades interessantes: filtro de texturas Bilinear e Trinlinear, Alpha Blending, mapeamento MIP, mapeamento de texturas de vídeo, Z-Buffering. Elas causaram fortíssimo impacto na indústria. Apesar disso algumas CPUs, por vezes, conseguia ser muito melhor que as placas da S3, porém o preço era o maior atrativo delas.
NV1 (chega a NVIDIA)
Após pouco tempo do lançamento da S3 ViRGE surge a NV1, da NVIDIA, como sua concorrente de peso. O processamento gráfico 2D/3D da placa é baseada em superfícies quadrangulares (o mais comum é o uso de polígonos triangulares) contando ainda com um processador de som de 32 canais. Apesar de possuir uma porta compatível com o vídeo game