EVOLUÇÃO DA WEB 1 E 2
A primeira fase da Web 1.0 ficou sendo conhecida como a “internet das empresas”, nós consumidores e usuários tínhamos apenas poder de consumir o conteúdo que era disponibilizado pelas empresas. Nesta época, não existia comunicação entre duas vias cliente e marca. Já na fase da Web 2.0, onde estamos inseridos atualmente, estamos vivenciando a era da internet das pessoas, que é justamente quando o consumidor pode tanto consumir conteúdo através de portais, websites e redes sociais, quanto produzir seu próprio conteúdo. Por exemplo, hoje em dia a marca tem o poder de colocar e expandir sua imagem através da Web, porém, o consumidor possui total autonomia para falar o que pensa e deseja. A comunicação tem precisado de duas vias para tornar-se bem sucedida: a empresa fala, o cliente responde ou vice-versa. Esta mudança tem como principal base o marketing que se transformou ao longo dos anos, migrando seu antigo foco no produto para o cliente. Automaticamente o consumidor também modificou-se juntamente com as mídias, neste caso a Web.
Atualmente poucas empresas ainda não possuem esta via de relacionamento com o seu consumidor, o que pode ser considerado como um case negativo, afinal o que o consumidor diz sobre você pode ser muito mais importante do que a imagem que você tem tentado passar para o mercado, vale apena controlar a fama da sua marca pela internet.
A evolução demonstra como o conteúdo é produzido e assimilado desde a década de 90, onde a informação era difundida e não existia uma resposta do usuário aquele conteúdo, seja por falta de tecnologia ou pelo simples fato de foco da empresa, portais de notícia, etc. A Web 2.0 mudou a forma de como os usuários utilizam a internet, tanto pela interatividade e redes sociais, como pelas diversas plataformas de serviços e facilidades oferecidas, desta forma as informações tornam-se disponíveis o tempo todo e para todos transformando o que antes era estatístico para uma