Evolução da Televisão
A televisão é sem dúvida um dos inventos que mais modificou a nossa sociedade, pois permite o acesso fácil e rápido a um manancial de informação. Mas este processo evolutivo está ainda longe de se poder dar como terminado, pois a procura incessante por maior qualidade de imagem e mais possibilidades em nível de interatividade leva ainda hoje a muita investigação nesta área.
É um dos eletroeletrônicos mais populares do Brasil. Segundo a PNAD 2005 (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 92% dos domicílios brasileiros têm pelo menos um aparelho de TV.
Desde que chegou ao País, em 1950,a televisão passou por diversas etapas até se tornar popular. Começou tímida, como artigo de luxo e presente apenas em alguns lares. Ganhou cores e tornou-se, novamente, objeto de desejo, graças aos modelos de plasma e LCD, que, de tão finos, até parecem quadros para pendurar na parede.
A ideia de transmitir imagens e sons a longa distância surgiu em meados do século XIX, tendo o inglêsWilloughby Smith, em 1873, comprovado que o selénio possuía a capacidade de transformar energia luminosa em energia eléctrica, o que viria a permitir a transmissão de imagens através da corrente eléctrica.
Alguns anos depois, em 1884, o alemão Paul Nipkow criou uma espécie de disco com orifícios em espiral, distanciados de forma uniforme entre si, que permitia a subdivisão de um objecto em pequenos elementos que, unidos, formavam uma única imagem
Em 1928, surgiu, então, a primeira televisão, a qual produzia ainda imagens de muito reduzidas dimensões.
Finalmente, em Março de 1935, realizou-se a primeira emissão televisiva, a qual ocorreu na Alemanha, sendo transmitidos os Jogos Olímpicos de Berlim. Alguns meses depois, o mesmo aconteceu em França, utilizando-se a Torre Eiffel como posto emissor. Em 1936, foi inaugurada a estação oficial televisiva da BBC (British Broadcasting Corporation). Na Rússia e nos