Evolução da Tecnologia
Questões.
1. Conceituar capacidade de uma unidade produtiva e dar exemplos.
Resp. É o conjunto de capacidades somados de uma organização em produzir determinados produtos ou serviços, sendo elas humanas, recursos e capacidade de instalação.
2. Qual a diferença entre a capacidade instalada, capacidade produtiva e capacidade ociosa?
Resp. A capacidade instalada é o potencial que a empresa possui para gerar produtos/serviços com as suas instalações, máquinas e equipamentos. A produtiva representa a produção possível com a capacidade instalada, mais os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis. Ociosa e a utilização parcial da capacidade instalada.
3. Quais são as principais razões pelas quais são importantes as decisões sobre capacidade?
Resp. As decisões sobre capacidade envolvem grandes somas de capital investido. As decisões sobre alterações de níveis de capacidade produtiva em operações requerem grande antecedência. Elas servem para uma tomada de decisão em atender a demanda.
4. Comentar sobre algumas alternativas viáveis para se aumentar a capacidade de uma unidade produtiva.
Resp. Podemos aumentar a capacidade produtiva terceirizando serviços, aumentando turnos, com horas extras.
5. Quando é mais fácil (ou mais conveniente) medir a capacidade instalada por meio dos insumos?
Resp. Quando existem vários produtos ou em organizações de serviços, torna-se mais viável medir a capacidade por meio dos insumos utilizados para a produção dos bens ou prestação dos serviços.
6. Fale sobre o uso do ponto de equilíbrio para analise econômica da capacidade. Não se esqueça de indicar quais os cuidados a serem adotados antes de optar pelo uso do PE.
Resp. A análise do ponto de equilíbrio vale quando se trata de um só produto/serviço ou de produtos/serviços semelhantes vale para uma tomada de decisão
7. Em caso de variação de demanda, quais estratégias devem ser