evolução da natação
A natação surgiu no seculo XVI, os indios foram os primeiro habitantes do Brasil a praticar a natação numa forma de sobrevivencia e não de esporte, é antiga quanto o homem, pois desde o início dos tempos, era necessário nadar para se locomover e se alimentar, atravessar rios, lagos e mares em busca de abrigo e alimentos. Em XIX a natação esportiva surgiu por influencia ao remo, é mais praticado no Rio de Janeiro e São Paulo.
No Brasil a natação foi fundada pelos clubes Botafogo, Gragoatá, icaraí e Flamengo, oficialmente, no dia 31 de Junlho de 1897. O primeiro campeonato brasileiro de natação com o percurso de aproximadamente 1500 metros, entre a Fortaleza Villegaignon até a Praia de Santa Luzia aconteceu em 1898, a prova (chamada de concursos aquáticos). Apartir de 1916, o campeonato Brasileiro foi pratrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), e somente em 1928 ele se realizou com as provas olímpicas da época, sagrando-se campeões os cariocas.O Brasil participa com a natação de jogos Olímpicos desde 1920, juntamente com a primeira delegação olímpica brasileira.
Em 1935 as mulheres foram oficialmente para as competições, destaque para Maria Lenk que foi recordista mundial nos 200 metros e 400 metros nado peito, na Olímpiada de Helsinki. O segundo Brasileiro a conquistar uam medalha olímpica na piscina foi Manoel dos Santos, bronze nos 100 metros livre dos jogos de Roma, em1960 e em 1961, tornando-se o primeiro representante da natação masculina a bater um recorde mundial.
A nataçã do Brasl é um esporte que vem ganhando popularidade no país, à medida que talentos individuais surgem, a modalidade se reestrutura e mais investimentos são aportados. A cerca de sessenta e cinco mil atletas federados, com o passar do tempo a CBD foi desfeita e nasceu CBN (Confederação Brasileira de Natação). A CBN ficou até 1988, quando foi fundada a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos