Evolução da multimida
E como a multimídia possui um leque de possibilidades muito amplo, apresentamos através de imagens que mostram como hoje ela e usada.
O novo meio de comunicação, além de integrar os diversos meios de linguagens, está incorporado pela criação de redes de multimídia, correio, telefones, criando a possibilidade de videoconferências, TV interativa, democracia instantânea, etc.
A Multimídia é a articulação de várias linguagens, como gráficos, sons, imagens dinâmicas, livros, rádios, internet, etc.
Traz a possibilidade de aplicar tais mídias de forma mais contextualizada.
Um bom exemplo são as TVs analógicas, foram criadas no século XX e perduraram até o final dele, o sinal é transmitido por ondas de rádio variáveis que o aparelho traduz em imagem e som. A TV digital usa modo de compressão e modulação digital para enviar vídeo, áudio e dados para os aparelhos compatíveis à sua tecnologia, proporcionando assim uma transmissão e recepção de maior qualidade.
Multimídia: componentes
Para se poder caracterizar os multimídia, consideramos que devem ser tidos em consideração quatro componentes, que vamos caracterizar, passando de imediato a enumerá-los: os formatos, a organização da informação, o armazenamento e o papel do utilizador.
a) Os formatos: já referimos que um documento multimídia pode integrar vários formatos, dois ou mais, como texto, imagem, áudio, vídeo, animação e gráficos. Reeves (1993: 80) chega a utilizar a expressão “formato multimídia” que, embora nos pareça pertinente, ainda não foi demonstrado em que circunstâncias se poderá falar de um formato multimédia, como um sistema simbólico4 próprio, e o autor também nada adiantou nesse sentido.
Embora vários autores apelem para a utilização de múltiplos media para representar o conhecimento por ser motivador na aprendizagem e por proporcionar a compreensão de factos, conceitos e procedimentos.
Podemos com isto concluir que a definição do conceito de multimédia teve, ao