Evolução da Moda
Beleza e moda são palavras que andam lado a lado, pois para se ter beleza, precisa-se seguir a moda, e a beleza, junto à moda foi evoluindo ao longo dos tempos. Tribos, movimentos culturais e a música são fatores que influenciaram bastante os padrões de moda ao longo das décadas. O que era a beleza em cada década? É isso que vamos responder.
Anos 60:
“Anos dourados” ou “década das revoluções”. Apelidos comuns dado aos anos 60 devido as inúmeras revoluções e mudanças que aconteceram no mundo naquela época.
Em meio a ditadura, chegada da TV ao Brasil e Martin Luther King e a viagem a lua, o corpo passou a ser o principal destruidor de tabus. Os hippies foram os protagonistas da moda mundial, fazendo com que homens e mulheres usassem roupas coloridas, cortes de cabelos únicos, no lema de paz e amor a moda era usar o que lhe fosse confortável.
Era visto mulheres usando roupas de homens, calças, bermudas, jaquetas. Homens com roupas mais coloridas, fugindo do estilo “cafona”, do bege, do preto. O colorido era o tom do momento. Finalmente os jovens tiveram seus tipos de moda.
O tipo físico feminino da moda era a extrema magreza, 1.70 de altura e 45 quilos. Para manter o padrão “jovem adolescente”, as revistas de moda focavam em exercícios físicos e dieta, tudo em busca do tal corpo ideial.
Anos 70:
Nos anos setenta começa o movimento punk, contra o governo e principalmente o consumismo. Apesar de não ter ligação com a moda, o punk foi o principal ditador dela na primeira metade dos anos setenta.
Usando cores pretas, um tom gótico, roupas de borrachas, cabelo moicano, tatuagens. Os garotos revoltados de Londres, junto com os Sex Pistols mudaram o mundo da moda. Foi o começo da utilização da calça jeans, que dava curvas ao corpo feminino, definindo pernas, quadriz e bunda.
As maquiagens das mulheres eram fortes, destacavam tudo. Tatuagens por todo o corpo era uma das marcas dos punks. Essa onda se espalhou pelo mundo e