Evolução da internet
A maneira que acessamos a informação hoje (nos comunicamos à distancia em tempo real, trocamos e-mails, mensagens instantâneas, ligações telefônicas e participamos de fóruns e tópicos que nos interessam e de redes sociais, acessamos bancos e fazemos compras..) está muito além do que acontecia a 5 décadas atrás.
A Guerra Fria, o início e a evolução da Internet
Antes do período que marcou uma mudança histórica, a Guerra Fria, os computadores trabalhavam com processamento em lote, apenas uma tarefa por vez, o que era bastante ineficaz. Os computadores de grande porte eram armazenados em salas climatizadas onde os desenvolvedores não tinham acesso e programar exigia um grande trabalho, somente especialistas os conectavam. Esta conexão indireta levava a um monte de bug’s, erros que desperdiçava tempo e gastava os nervos dos desenvolvedores.
A internet teve origem no final da década de 50, no auge da guerra fria, quando ocorreu um evendo que iria mudar o mundo. Em 4 de outubro de 1954, durante a guerra fria, o primeiro satélite não tripulado, Sputnik 1, foi colocado em órbita pela Uniao Soviética.
Os E.U.A estavam ficando para trás na corrida tecnológica e temendo ao ataque russo às suas bases militares o governo dos Estados Unidos pediu a criação de uma organização chamada "Advanced Research Projects Agency" ARPA, assim poderia haver circulação de informação de modo a que, se o pentágono fosse atingido, nenhum dado valioso se perderia. A DARPA planejou uma rede de computadores em grande escala, a fim de acelerar a
transferência de conhecimentos, naquela época o conhecimento era transferido apenas por pessoas, e evitar duplicação das pesquisas já existentes. Uma conexão remota foi instalada, assim os desenvolvedores puderam trabalhar diretamente nos computadores.
Surguindo o conceito de tempo compartilhado (compartilhar o poder de processamento de um computador com vários usuários).