Evolução da informatica
O primeiro instrumento conhecido para computar consiste no Àbaco, inventado por volta do ano 200 A.C., e é conhecido como Suan-Pan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo. Neste são possíveis realizar todas as operações matemáticas de maneira simples e rápida.
Antigo ábaco romano
Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira maquina de somar denominada máquina Pascalina no ano de 1642, a mesma foi construída com rodas dentadas, e seu intuito era simplificar o oficio de seu pai, que era contador, porém a maquina Pascalina apresentava limitações realizando apenas operações de soma e subtração.
Maquina Pascalina
Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemático alemão, em 1670 aperfeiçoou a máquina Pascalina de Pascal introduzindo em mecanismo capaz de multiplicar e dividir. Em seguida Joseph Marie Jacquard, técnico de tecelagem francês, em 1801 criou o tear automático controlado por cartões perfurados, sendo um avanço em plena revolução industrial, sendo o primeiro esforço no sentido de automoção industrial controlado por meio de maquinas diminuindo a intervenção do homem.
Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em 1833. Babbage é considerado o precursor do computador eletrônico digital, pois sua máquina analítica possuía três estágios fundamentais como os computadores encontrados atualmente: (a) entrada, realizada por meio de cartões perfurados; (b) processamento utilizando memória, no caso utilizadas engrenagens, que abrigando o programa em execução; (c) saída por meio de impressões. Máquina de diferenças de Babbage
Herman Hollerith, engenheiro americano, em 1890 inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados, baseadas no tear de Jacquard, que operava com cartões perfurados para