evolução da informatica
A Informática é basicamente a ciência do tratamento automático das informações. A crescente evolução nessa área possibilitou um avanço nas atividades relacionadas a quase totalidade das atividades humanas, iniciando pelas engenharias e expandindo-se para outros setores.
O computador, por sua vez, é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com rapidez e precisão. HISTÓRICO E EVOLUÇÃO
Fazem aproximadamente 65 anos que foi criado o primeiro computador e, desde então a tecnologia de computadores fez um incrível progresso.
Os preços caíram, a velocidade de processamento aumentou e é possível armazenar grandes massas de dados a baixo custo.
Houve uma queda no desenvolvimento de sistemas com a utilização da linguagem Assembly (linguagem de máquina), e, aumento da utilização de sistemas básicos padronizados, como o Unix e Linux. Ao longo do tempo, a tecnologia e os estilos usados para construção de computadores apresentam pontos comuns, permitindo classificar a evolução dos computadores em Gerações.
PRECURSORES
Na Pré-história, a primeira ferramenta utilizada pelo homem para realizar contagem foram os dedos da mão, assim, dando início ao sistema decimal.
Os cálculos foram se complicando e aumentando e, surgiu a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo então há cerca de 2.500 anos o Ábaco, que foi o primeiro instrumento a mecanizar a tarefa de contagem.
GERAÇÃO ZERO (SÉC XVII)
Nesta geração da informática, os elementos eram puramente mecânicos. As principais máquinas nessa geração são:
• Calculadora de Pascal
Filósofo, físico e matemático, o francês Blaise Pascal criou a Pascaline, uma máquina de calcular mecânica, com base em rodas e engrenagens, capaz de realizar somas e subtrações.
• Calculadora de Leibnitz
Filósofo e matemático, o alemão Von Leibnitz introduziu em sua