EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RISCO COM ESTRATÉGIAS DE DERIVATIVOS
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RISCO COM ESTRATÉGIAS DE DERIVATIVOS
Paulo Sérgio Moreira
1221817/6
Fortaleza-CE
Setembro, 2014
Paulo Sérgio Moreira
1221817/6
EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE RISCO COM ESTRATÉGIAS DE DERIVATIVOS
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Finanças Corporativas I sob a orientação do Professor Diogo V. de Siqueira Cruz.
Fortaleza-CE
Setembro, 2014
RESUMO
O evento mais importante em Finanças durante a última década foi o extraordinário desenvolvimento dos mercados de derivativos. A razão deste crescimento é que estes instrumentos financeiros estão cada vez mais importantes para proteção contra riscos de oscilações de preços na economia.
A importância desses instrumentos é que através deles os agentes econômicos podem transferir os riscos, que são inerentes em toda atividade econômica, àqueles dispostos e mais capazes de aceitá-lo, dando a proteção necessária.
Os derivativos são um jogo de soma zero: uma parte tem o ganho e o outro tem a perda. Isto porque os preços mudam no futuro. Este mercado tem a função econômica de permitir que os agentes econômicos façam operações de proteção contra oscilações de preços de mercadorias ou ativos financeiros, sendo possível assumir, antecipadamente, compromissos de compra e venda. Com isso os agentes asseguram o preço que receberão ou pagar no futuro. Esses mercados são cada vez mais padronizados, criando-se assim, uma prática que vai se aperfeiçoando de acordo com as necessidades dos agentes econômicos.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho foi identificar os riscos que permeiam as atividades das empresas em geral e salientar a importância do correto gerenciamento destes riscos para um desenvolvimento