Evolução da Engenharia de Produção
1. Introdução
Neste trabalho serão abordados temas com relação à origem da Engenharia de Produção, seu surgimento e aplicações da mesma na cadeia de produção e desenvolvimento de produtos e serviços.
Milky Chance - Stolen Dance
2. Origem da Engenharia de Produção
Engenharia de produção é o ramo da engenharia que se dedica à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e maiores conhecimentos e habilidades, para que se utilizando desse conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projetos/atividades de engenharia e programas de desenvolvimento de forma geral para que ela possa especificar dentro de variáveis e constantes verificáveis dentro de uma economia organizada, além de prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas, controlados por computadores.
De modo geral, a engenharia de produção, ao enfatizar as dimensões do sistema produtivo nas mais diversas organizações, ocupa-se das atividades de projetar processos produtivos, viabilizar Estratégias produtivas, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade das empresas e, por conseguinte, do País.
2.1 História
Durante o século XVIII a "Revolução Industrial" mudava a forma de organizar a produção, as inovações de então não estavam restritas à técnica e à tecnologia, mas também à organização do trabalho. A relação do homem com o trabalho transformava-se, ao fim do processo dessa primeira industrialização chegava ao fim do Capitalismo dito - mercantilista, segundo Marx, cuja produção era organizada em ofícios.
Com o paulatino progresso do setor industrial à época, surgia a necessidade latente de organizar e administrar