Evolução da Dança
Educação Física
Rio Verde – GO
Colégio Estadual Miltes Furquim de Oliveira
Diretora: Elciene Borges
Coordenadora: Leila
Professor: Diohgo
Aluna: Nayara Alves Fernandes - Jackeline da Silva Sales - Evelyn Matins Borges
Série: 3° Ano “E” Turno: Noturno
A ORIGEM HISTÓRICA DA DANÇA, SUA EVOLUÇÃO E OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS
A ORIGEM HISTÓRICA DA DANÇA, SUA EVOLUÇÃO E
OS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS
Inicialmente havia apenas a dança, realizada por mulheres; depois introduziu-se os marcadores de ritmos ( pessoas que batiam palmas e estalavam os dedos para acompanhar os movimentos). Os rituais, celebrados em períodos de aragem e semeadura da terra, aconteciam nos templos e deles participavam sacerdotes e músicos.
A DANÇA NA PRÉ-HISTÓRIA
Nas paredes das cavernas foram encontrados desenhos e pinturas retratando pessoas que parecem dançar. Assim, muitos consideram que a dança foi uma das primeiras formas de expressão e, ao que tudo indica, era praticada em cerimônias religiosas para reverenciar deuses e pedir abundância na caça; as danças ocorriam também em cerimônias fúnebres e rituais de cura, entre outras ocasiões. Hoje, antropólogos e cientistas sociais estudam danças de várias culturas porque esse tipo de expressão artística pode revelar o modo de vida de uma cultura ou civilização.
A DANÇA NA GRÉCIA
Ao que tudo indica, originalmente o povo grego dançava em rituais homenageando os deuses com a dança improvisadas, chamadas de DANÇAS PURAS, que era realizada durante os cultos. Pouco a pouco passaram a ser mais organizadas e deram origem as DANÇAS TEATRAIS, que eram marcadas e coreografadas, e, mais tarde ao TEATRO CANTADO e DANÇADO.
A DANÇA NA ROMA
No início, eram praticadas DANÇAS CORAIS de homens ou de sacerdotes em profissões campestres, fúnebres e de batalha, em homenagem aos deuses, entre eles Marte ( o deus da guerra).