Evolução da contabilidade
Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se por volta de 8000 a.C. onde eram utilizados pedras para contagem do patrimônio, como por exemplo contagem do gado. Com a evolução da humanidade surgiu a necessidade de um desenvolvimento da ciência contábil, como forma de controlar o fluxo comercial em expansão.
No liberalismo economico existe a mão invisível do mercado, que se auto regula, porém é fundamental o papel do estado como um orgão regulador para evitar o risco sistemico e crises.
Para que se possam ter relatórios comparaveis entre empresas de diversos paises teve que ser criado um padrão contabil e financeiro internacional.
As primeiras leis contabeis surgiram na Europa, porem a partir de 1920, enquanto declinavam as escolas européias, floresciam as escolas norte-americanas com suas teorias e práticas contábeis, então apesar das primeiras leis surgirem na Europa, as leis americanas como a Generally Accepted Accounting Principles in the United States (US GAAP) foram mais adotadas no cenario global já que os Estados Unidos eram a referencia, porém com as diversas crises da economia americana foi necesario aperfeiçoar o conjunto de leis, e em 2001 foi criado o International Accounting Standards Board (IASB) com objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação e validação dos novos pronunciamentos internacionais a serem emitidas pelo IASB com o novo nome de pronunciamentosInternational Financial Reporting Standard (IFRS). Em dezembro do mesmo ano o nome do SIC (Standing Interpretations Committee), foi mudado para International Financial Reporting Interpretations Committee (IFRIC). O IFRIC passou portanto a ser responsável pela publicação a partir de 2002 de todas interpretações sobre o conjunto de normas internacionais.
As normas internacionais de contabilidade ou IAS (International Accounting Standard), hoje conhecidas como IFRS (International Financial Reporting Standards) são um conjunto de