Evolução da contabilidade
Resumo da evolução da contabilidade, dos primeiros registros até as partidas dobradas.
Acredita-se, que a contabilidade tenha surgido juntamente com o homem civilizado, a cerca de 8000 anos atrás. A história contábil teve seu início junto a história da conta, datada na pré-história. A partir daí, inicia-se a Idade de Sistematização ou Idade Média Contábil, caracterizada pelo surgimento do método das partidas dobradas. Supõe-se que o império romano baseava a administração do seu império em registros estatísticos e contábeis.
A contabilidade das Partidas Dobradas, criada nas cidades-estados italianas, remonta à expansão comercial (1300 D.C.) e, nos anos seguintes, o desenvolvimento das operações de crédito.
Frei Luca Pacioli (autor da primeira obra impressa sobre matemática), conhecido como o criador da contabilidade, escreveu em 1494 o Tractatus de Computis et Scripturis, explicando o Método das Partidas Dobradas, que é proposto como mecanismo de controle patrimonial. Historiadores afirmam que o Método das Partidas Dobradas já estivesse em aplicação em diversos centros comerciais italianos, porém a obra do Frei Luca foi quem popularizou a Contabilidade.
Relatório da diretoria
O relatório da diretoria, normalmente é feito anualmente. Nele consta demonstrativo de sua representatividade no conjunto da economia brasileira, com relação principalmente, à participação para a formação do PIB, impostos pagos, empregos e investimentos.
Notas explicativas
A nota explicativa, integrante a demonstrações contábeis, é considerada complemento elementar rico em detalhes não expressos nas demonstrações. As informações contidas nas notas explicativas são relevantes, complementares e/ou suplementares àquelas não suficientemente evidenciadas ou não constantes nas demonstrações contábeis propriamente ditas. Não é considerada uma demonstração contábil. Facilita a leitura das demonstrações e a auditoria externa. A nota