Evolução da china
1. Introdução
Anteriormente à obra de Adam Smith “A riqueza das nações”, em 1776, a economia do homem tinha que ser orientada através dos princípios gerais de ética, justiça e igualdade, e não existindo um estudo sistemático das relações econômicas. Surge o conceito de troca com Aristóteles, o preço justo com São Thomas de Aquino, condenando os juros.
2. Precursores da teoria econômica
2.1 Antiguidade Com o trabalho de Aristóteles (384 – 32 a.C), na Grécia Antiga surgem as primeiras referencias conhecidas da Economia, e aparentemente foi o único estudo de administração privada e sobre finanças públicas. Com os escritos de Platão (427 – 347 a.C) e Xenofonte (440 – 335 a.C), encontramos algumas considerações sobre ordem econômica.
2. Mercantilismo
Primeira escola econômica, o mercantilismo. Princípios contidos, como fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas. Com a importância dos metais e o acumulo, já começa a evoluir os aspectos mais elaborados sobre a moeda. Assim ocorreram os estímulos a guerras e o Estado assumindo cada vez mais sua posição nos assuntos econômicos.
3. Fisiocracia
Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riquezas, a partir da obra Tableau Économique, do Dr. François Quesnay, que se trata da divisão da economia em setores, contribuindo para a análise econômica. Quesnay aperfeiçoou e transformou o sistema de circulação monetária inpout-outpout criado no século XX, criado pelo economista russo , Wassily Leontief.
Com a ameaça de falta de alimentos, com muita regulamentação e intervenção governamental, só a terra tinha capacidade de aumentar a riqueza.
4. Os Clássicos
Adam Smith (1723 – 1790)
Adam Smith, no seu livro muito abrangente, em busca de lucrar o máximo, promovendo o bem estar de toda a comunidade mostrando que como uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia sem a atuação