Evolução da Arquitetura e de seus materiais
Pode-se dizer que a evolução da humanidade destacou-se na época da pré-história sendo assim uma era de grandes descobertas, que ocorria de diferentes maneiras em diversas partes do mundo.
Durante o período pré-histórico surgiu à necessidade de se proteger dos predadores, dos fenômenos naturais e de grupos hostis que pudessem vir a confronta-los, para isso o homem buscava por cavernas. Mais tarde obtiveram formas mais agradáveis de moradias, consideradas por alguns como casas, abrigos.
A descoberta do fogo foi talvez o motivo maior da grande evolução do homem, provocando grandes mudanças em seus hábitos. Após um período alguns grupos passaram de nômades para sedentários, ou seja, permanecia em um mesmo local, onde criavam animais e cultivavam alimentos necessários para sua sobrevivência, e também construíam suas moradas feitas com madeira, barro, fibras vegetais, pedras, entre outros materiais encontrados no entorno do local.
Com a chegada da Idade do Metal o homem progrediu desenvolvendo utensílios domésticos, armas e ferramentas de metais, isso lhes permitiu uma maior utilização da pedra como matéria prima para construções - além da madeira, do barro, pele de animais, gordura animal -, pois essas ferramentas permitiam esculpir a rocha no formato necessário.
Por causa do sedentarismo do homem, começou surgir algumas civilizações, uma das mais antigas é na Mesopotâmia, onde o homem desenvolveu uma técnica construtiva utilizando tijolos de barro secos ao sol. Com esses tijolos foram construídos residências, já os grandes templos dessas civilizações antigas, os Zigurates eram feitos em pedra. Esse tipo de tijolo foi muito usado também no Egito, a maior parte das construções erguidas era feita com esses tijolos; as pirâmides do Egito eram em blocos de pedra prensados, mas os palácios eram de tijolos.
Esses tijolos derivavam da junção de barro com palha ou areia, o que era facilmente encontrado na região, porém não