Evolução capitalista e estrutura de mercado
E
ESTRUTURAS DE MERCADO
INTRODUÇÃO
O Capitalismo é o modo de produção que domina nossa sociedade contemporânea. Como qualquer outro modo de produção ele atravessou um longo processo até se tornar o que é hoje.
Este processo pode ser entendido dividindo o capitalismo em diferentes “fases” ou momentos que se sucedem. É preciso compreender, no entanto, que não há um dia no qual acaba um momento e começa o outro, pois, segundo a Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado formulada por Leon Trotsky, os países encontram-se em diferentes estágios de desenvolvimento, o que não impede a convivência entre setores desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Apresentaremos o contexto histórico que precede o surgimento do capitalismo. O Feudalismo era o sistema vigente e foi nele que a terra, para que a semente capitalista germinasse, foi preparada.
As fases do capitalismo serão apresentadas apontando suas principais características, fatos e as mudanças geradas no pensamento econômico da sociedade.
A EVOLUÇÃO CAPITALISTA
CONTEXTO HISTÓRICO
Do Feudalismo ao Capitalismo O período do século III ao V foi caracterizado pela grande migração dos povos, cuja causa maior foram as invasões dos Hunos; e assim, foram sendo formados os estados bárbaros no território do antigo império romano. O regime de classes foi um vício social da cultura romana herdado pelos bárbaros. Nos estados bárbaros ocorreu o processo de feudalização – posse das terras pelos senhores; dependência dos trabalhadores em relação aos senhores. Quando os bárbaros conquistavam novos territórios, o chefe dividia grande parte das terras aos seus súditos. O chefe de cada pequena unidade familiar tornava-se dono da sua propriedade com direitos hereditários. Surgem as relações feudais de produção. O medo fez da proteção o bem