Evoluçaõ tradição e revolução
O estudo de viabilidade económica envolve tanto os aspectos estritamente económicos, como reflexão que resulte em definições sobre regras do jogo que denominamos aqui de questões associativas.
O grande desafio na altura de criar um negócio próprio è a concepção de ideias.
Sendo assim, no presente trabalho, intitulado “Criação de uma empresa” é um estudo descritivo e pratico que tem como grande propósito dar um esclarecimento científico sobre as bases da criação de uma empresa, como uma das etapas mais importantes do processo de criação de negócio, por isso nenhum pormenor deve ser negligenciado.
Aqui, no momento da estrutura da ideia do negócio, o empreendedor deverá considerar vários aspectos que vão desde a sua experiencia profissional ao perfil do consumidor, passando pela oportunidade de negócio e a existência ou não de projectos empresárias semelhantes.
Neste trabalho, procuraremos mostrar alguns pressupostos para a elaboração de um estudo de viabilidade, como por exemplo um projecto de investimento consubstanciado na comercialização de electro domésticos, que irá funcionar durante 3 anos.
OBJECTIVOS DO TRABALHO
Como todo e qualquer trabalho científico, este visa dar resposta e esclarecimentos à algumas das principais inquietações que norteiam a matéria de criação de empresas comerciais. Para tal é necessário que se definam, em primeiro lugar, os objectivos. O nosso trabalho não constitui excepção perante esta realidade. Deste modo, depois de um intercâmbio de ideias que tivemos com alguns entendedores na matéria, particularmente professores e alguns pesquisadores (alunos), definimos como objectivos do nosso trabalho os seguintes:
1. Conhecer e abalizar a evolução do conceito da empresa; 2. Referir algumas finalidades de caracter económico; 3. Conhecer as relações que se estabelece entre empresa e outros agentes económicos; 4. Descrever factores externos condicionantes da actividade da empresa; 5. Conhecer o percurso