Evoluçao humana
Darwin foi o primeiro a propor nossa relação de parentesco evolutivo com os grandes macacos. A proposta de Darwin foi mal compreendida e deu origem à ideia equivocada que nossa espécie originou-se diretamente dos macacos como gorila e chimpanzé. Mas o que ele e seus seguidores defendiam é que nossa espécie e os grandes macacos tiveram o mesmo ancestral no passado.
Os cientistas consideram basicamente três tipos de evidências para desvendar o parentesco e a história evolutiva dos diferentes grupos de seres vivos: as semelhanças anatômicas e fisiológicas, os fósseis e as semelhanças moleculares. Os seres humanas apresentam muitas semelhanças anatômicas com os macacos da família Hominoidea. Esses Macacos não têm cauda e, devido as sua grande semelhança com os seres humanos, costumam ser chamados de antropoides.
Quanto aos fósseis, Darwin previu que seriam encontrados vestígios de ancestrais humanos na África. Ele se baseou no fato de que gorilas e chimpanzés só eram encontrados nesse continente. Na época, essa conclusão não foi bem recebida pelo mundo científico. Além da falta de evidências que comprovassem a hipótese, havia certa predisposição da cultura europeia em rejeitar a ideia de que o berço da humanidade havia sido o continente africano.
O documentário fóssil sobre a história evolutiva humana ainda é muito incompleto no período que vai de 13 milhões de anos a 6 milhões de anos atrás. Foi nesse intervalo que provavelmente ocorreu a diversificação das linhagens que originaram gorilas, chimpanzés e seres humanos.
Um grande avanço da ciência foi a descoberta da Eva Mitocondrial. Eva mitocondrial é o nome pelo qual é conhecido o mais recente ancestral em comum por