Evoluçao Humana
O naturalista inglês Charles Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809, casualmente o mesmo ano da população do livro de Lamarck, Filosofia zoológica. Segundo o renomeado evolucionista alemão, naturalizado estadunidense, Ernest Mayr [1904-2005]: "Darwin fez mais do que postular a evolução biológica. Ele explicou a evolução naturalmente, usando fenômenos e processos que qualquer um pode observar cotidianamente na natureza".
O darwinismo, como é conhecida a teoria evolucionista baseada em alguns pressupostos da teoria original de Darwin, difere do lamarckismo. entre outros aspectos, por defender a ideia e ancestralidade comum - todo ser vivo, em algum ponto no passado, compartilha um mesmo ancestral - e de seleção natural - a sobrevivência dos indivíduos, bem como seu sucesso reprodutivo, depende de sua adaptação ao meio que vivem. A partir de quatro fatos observados na natureza, Darwin inferir três proposições, as quais podem sintetizar seu pensamento:
Fato 1 -> As populações naturais de todas as espécies tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo dos seres vivos é muito grande.
Fato 2 -> O tamanho das populações naturais, a despeito de seu enorme potencial de crescimento, mantém-se relativamente constante ao longo tempo, sendo limitado pelo ambiente.
Interferência 1 -> Na natureza, a cada geração, morre grande número de indivíduos, muitos deles sem deixar descendentes.
Fato 3 -> Os indivíduos de uma população diferem quanto a diversas características, inclusive aquelas que influem na sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes.
Interferência 2 -> Os indivíduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, são preferencialmente os que apresentam determinadas características relacionadas à adaptação às condições ambientais. Essa conclusão resume o conceito darwinista de seleção natural.
Fato 4 -> Grande parte das características apresentadas por uma geração é