Evoluçao do RH
A administração de recursos humanos, também contemplada no artigo como gestão de pessoas, é fator importante para a vantagem competitiva sustentável do negócio.
Vislumbra-se, assim, que a área de recursos humanos – gestão de pessoas - está incorporada e não desassociada das estratégias organizacionais. Essa incorporação e alinhamento determinam as ações e atitudes na gestão de pessoas, que impactam no sucesso do negócio.
Devido à complexidade do ambiente dos negócios na era da globalidade, exigindo que as organizações estejam em sintonia com as demandas do ambiente, houve uma evolução efetiva dos recursos humanos no Brasil, fazendo frente ao novo contexto dos negócios.
As mudanças que ocorreram nos últimos anos na administração de recursos humanos, em diversas organizações no Brasil, são alterações de terminologia que refletem também o êxito na evolução do departamento de pessoal para a administração de pessoas, quanto à forma de gerir pessoas – gestão de pessoas. Evoluções essas compreendidas aqui como valorização dos empregados nas organizações, tanto no que diz respeito à remuneração, aos benefícios quanto à valorização humana.
FASES EVOLUTIVAS DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
As cinco fases da evolução do perfil do profissional de recursos humanos identificadas pela Tose (apud Marras, 2000), contábil, legal, tecnicista, administrativa e estratégica, contemplam, a partir da fase administrativa, as maiores mudanças, fazendo surgir o cargo de gerente de recursos humanos, tentando assim humanizar o cargo.
Mascarenhas (2008), em um contexto contemporâneo de administração de recursos humanos, entendida para efeito do artigo como gestão de pessoas, inserida na administração estratégica do negócio, aborda dois tópicos importantes, gestão estratégica de pessoas com alinhamento sistêmico e gestão estratégica de pessoas como potencial competitivo. São importantes, na visão do autor, os temas contemporâneos ligados à administração de