evoluçao do pensamento administrativo
ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
A abordagem humanística faz com que a preocupação com a máquina e com o método de trabalho e a preocupação com a organização formal e os princípios da administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais – dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos. A psicologia do trabalho passou por duas etapas em seu desenvolvimento:
A - Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho.
Psicologia do Trabalho ou Psicologia Industrial . Análise das características humanas que cada tarefa exige do seu executante e a seleção científica dos empregados baseada nessas características, por meio de testes psicológicos.
B - Adaptação do trabalho ao trabalhador
Psicologia do Trabalho ou Psicologia Industrial. Voltada aos aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos. Estudos da personalidade do trabalhador e do gerente, motivação, liderança e relações interpessoais.
A abordagem humanística teve seu início no final da segunda década do Século XX, em um período difícil marcado por recessão econômica, inflação, elevevado desemprego e forte atuação de sindicatos.
CAPÍTULO 5
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A teoria de relações humanas surge a partir da experiência de Hawthorne e foi desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores, que foram divididas em 4 fases de experiências:
1ª fase: OS ESTUDOS DA ILUMINAÇÃO
Para analisar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários, foram escolhidos dois grupos que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas: um grupo de observação trabalhava sobre intensidade de luz variável, enquanto o grupo de controle tinha intensidade constante. Os pesquisadores não conseguiram provar a existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção, Aí reduziu-se a iluminação na sala experimental, onde esperava-se uma queda