evoluçao da tomografia
Camila Prudente¹, Vagner Guimarães Brito², Viviane Cássia Nicolau³.
Resumo A Tomografia Computadorizada (TC) é um tipo de diagnóstico por imagem gerada pelo tomógrafo que foi apresentado por Godgrey M. Hounsfield no ano de 1972 na Inglaterra, sendo seu outro inventor o físico A. M. Cormark. Invenção esta que recebeu o Nobel de medicina de 1979. Desde a sua invenção várias gerações de equipamentos surgiram, sendo que a cada geração uma nova evolução, desde aparelhos com características de translação e rotação do tubo ate aparelhos de multislice, buscando a qualidade das imagens obtidas e possibilitando maior variedade de diagnósticos. Essas e outras informações estão presentes neste artigo de revisão sobre a tomografia computadorizada e a aquisição de imagens radiológicas.
Palavras-chaves: Tomografia Computadorizada. Gerações. Convencional. Helicoidal.
¹ Discente do Curso de Graduação de Tecnologia da Radiologia pelo Instituto Superior de Londrina- INESUL e Formada no Curso de Técnico em Enfermagem pelo Centro Integrado de Ensino- CIE.
² Discente do Curso de Graduação de Tecnologia da Radiologia pelo Instituto Superior de Londrina- INESUL. Formado no Curso Tecnico em Coleta pelo Personal High Development- PHD.
³ Discente do Curso de Graduação de Tecnologia da Radiologia pelo Instituto Superior de Londrina- INESUL e Formada no Curso Técnico em Radiologia pelo Centro Integrado de Ensino- CIE.
INTRODUÇÃO
A Tomografia Compudorizada é um método de diagnóstico por imagem que, por meio de raios-x, emite uma radiação colimada à área de interesse do corpo, isto porque cada estrutura do corpo humano apresenta uma capacidade de atenuar esta radiação. Em busca de melhores imagens, físicos contribuiram para evolução do aparelhos tomográficos. Com essa evolução foi possivel detectar um melhor