Evolucionismo
O Evolucionismo já era tratado desde a Antiguidade quando o livro de Gênesis tratava sobre a criação do homem e seu pecado original. Na antiguidade as teorias sobre evolução e futuro do homem e tratado na teoria do progresso circular. Já na Id. Media a questão da evolução e tratado em duas situações: o pessimismo e a teoria da evolução social em espiral.
O início das teorias evolucionistas está no próprio método cientifica e na filosofia. O iluminismo foi que serviu de base para o crescimento de todas as teorias evolucionistas. O Evolucionismo representou a manifestação de fé dos estudiosos na capacidade do homem de fazer uma história cada vez mais grandiosa.
A Revolução Industrial veio colaborar para a linha do pensamento cientifico, pois ela obtia grandes resultados, houve crescimento em vários itens: produção, população, conhecimentos, concentração demográfica e horizontes e com tudo isso o homem evoluía. O livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin foi o que expôs o conjunto de ideias a respeito da evolução de todas as espécies. Lamark foi tido como fundador da teoria da evolução e sua ideia mais conhecida e da afirmação de que a função cria o órgão e esta ideia não foi aplicada ao homem devido aos preconceitos que existia na época e acaba por explicar que o Evolucionismo da antropologia cultural não deriva do Evolucionismo biológico de Darwin, de Lamark e de tantos outros.
O Evolucionismo foi uma boa forma de encarar a realidade humana, pois ele se interessava em mostrar como acontecia a evolução e o progresso, porém não procurava provar a existência da evolução. Tylor e considerado o pai da etnologia por ter sido o primeiro a tentar organizar o estudo da cultura. Ele mostrou o desenvolvimento da pratica religiosa e também foi responsável pelo termo “cultura”, distinguindo do de raça. Foi responsável pela organização das ideias evolucionistas a respeito da cultura. James Frazer teve seu nome ligado ao Evolucionismo