evolucionismo
Evolucionismo
Morgan acreditava que cada sociedade devia passar por um mesmo processo evolutivo para alcançar a civilização. Ele criou a taxiologia para identificar as etapas evolutivas de distintas sociedades.
Morgan considera a economia e a tecnologia para entender a sociedade, a qual podemos encontrar na obra Ancient Society, onde defendeu 3 estágios evolutivos, sendo estes a selvageria, Barbarie e Ciivilização.
Já Tylor na sua obra Primitive Culture definia a cultura como processo evolutivo. Fazendo considerações as religiões de uma sociedade.
O evolucionismo com suas ideias raciais, taxiológicas e progressivas não é hoje um fundamento para entender a sociedade e sua cultura pois é uma teoria etnocêntrica.
O etnocentrismo tem uma visão do mundo em que o nosso grupo é o centro de tudo e que todos os outros grupos devem ser e sentir como nós.
Difusionismo
Esta nova proposta teórica vai totalmente contra a pratica do evolucionismo.
Franz Boaz o representante desta teoria, tenta realizar o trabalho mais próximo da realidade e faz um trabalho de campo, mais conhecido como etnografia.
Ele acredita que cada cultura é uma comunidade particular e está nesta situação devido a própria história, sendo assim cada cultura se desenvolve de acordo com o próprio ritmo do respectivo espaço.
Funcionalismo/Estruturalismo
É Uma teoria pragmática que pretende explicar as relações sociais a partir das funções e atividades que realizam os indivíduos.
A função realizada por cada indivíduo vai determinar a sociedade, segundo Bronislaw Malinowski.
A cultura não é somente o feito pragmático mas também os feitos intangíveis onde os indivíduos representam um papel muito importante. Tem a intenção não apenas de falar materialmente, mas de envolver o mundo espiritual, a essência da cultura como um produto da mente humana.