Evolucao do sistema digestivo
Este trabalho tem como principal objectivo desvendar o seguinte tema: Evolução do Sistma Digestivo, recorrendo assim a um estudo vasto e intensivo sobre o mesmo tentado assim responder e esclarecer muitas duvidas quando este tema é solicitado.
Neste trabalho foram utilizados alguns textos ja existentes sobre tema, esses textos foram totalmente revistos que envolveu esse trabalho. Esperamos que este trabalho ajude o leitor a criar sua opinião sobre este tema.
1. Evolução do Sistma Digestivo
Todos os animais são heterotróficos, tendo como única fonte de carbono moléculas orgânicas sintetizadas por outros seres.
Os animais necessitam dos nutrientes básicos (minerais, vitaminas, glícidos, lípidos e prótidos), que fazem parte dos alimentos mas geralmente em formas complexas, pelo que terão que ser digeridos antes de ser utilizados.
O conjunto de processos que ocorrem desde a ingestão dos alimentos até á sua utilização final nas células designa-se nutrição e é semelhante em todos os animais, onde existem células, cavidades ou órgãos especializados nesse processamento dos alimentos.
A nutrição inclui as seguintes etapas:
• Ingestão – alimentos são captados e introduzidos no corpo, por métodos variados, consoante o animal:
• Digestão – os alimentos contêm moléculas complexas que não podem ser absorvidas pelas células directamente, necessitando de ser hidrolisadas por enzimas. Esta etapa é essencialmente química, facilitado quando os alimentos são previamente triturados e fragmentados – digestão mecânica -, o que aumenta a área de contacto com as enzimas. A digestão pode ser:
• Intracelular – a digestão do alimento é efetuada no interior da célula, nos vacúolos digestivos, existe em animais simples (poríferos, cnidários, platelmintes);
• Extracelular – a digestão ocorre no exterior das células, em cavidades digestivas. Este tipo de digestão apresenta uma