Evolucao do computador
ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA – 1B.
ALUNA: RAYANE FREITAS DA ROCHA.
REDAÇÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES.
O Computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão; É um instrumento para agilizar o tratamento da informação;
A tecnologia de computadores fez um progresso incrível aproximadamente nos 55 anos desde que foi criado o primeiro computador os preços caíram e a velocidade de processamento aumentou.
O primeiro Computador a ser inventado foi o ENIAC ( Eletronic Numerical Integrator And Computer ), era uma máquina gigante, continha mais de 17000 válvulas e 800 quilômetros de cabos, 30 toneladas de peso, consumia uma enorme quantidade de energia e devido ao calor que produzia as válvulas queimavam freqüentemente. O ENIAC fazia 10000 operações por segundo, possuía 20 registradores de 10 dígitos cada um, portanto uma máquina decimal e era programada através de redistribuições de cabos em tomadas diferentes e arranjos de cerca de 6000 chaves.
Antes de ser inventado o ENIAC , os homens utilizaram outras formas para calcular como por exemplo: Os dedos das mãos, o ÁBACO e Os bastões de Napier.
Ao longo do tempo, a tecnologia e os estilos usados na construção de computadores apresentam pontos comuns e permitem uma classificação dos computadores em gerações.
Na Primeira Geração As válvulas foram utilizadas em computadores eletrônicos, como por exemplo, no ENIAC, já citado anteriormente. Normalmente quebrava após algumas horas de uso e tinha o processamento bastante lento. Nesta geração os computadores calculavam com uma velocidade de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.
Na Segunda Geração A válvula foi substituída pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rápido e