Evolucao da internet
Como chegamos na Internet que conhecemos hoje?
Conheça abaixo um pouco da história da internet:
1987
É feita a primeira reunião na USP para discutir o estabelecimento de uma ligação entre computadores e centros de pesquisa, com a participação de representantes do governo e Embratel. Esse é o considerado o marco zero da Internet no Brasil
1987 a 1994
Muitas iniciativas independentes, em sua maioria de institutos de pesquisa, interessados em se conectar a redes descentralizadas, com velocidades bastante limitadas. A mídia trata o assunto ainda como “curiosidade”.
Em 20 de dezembro de 1994 a embratel convida 5.000 usuários para testar o serviço de “Internet comercial”. Nascia a Internet como conhecemos hoje.
1995 a 1996
São iniciadas as atividades dos principais provedores comerciais de internet.
Os sites são muito limitados. Exibiam apenas texto marcado e imagens, essa limitação técnica em função da baixa velocidade de conexão, não atrai os usuários. O número de usuários no Brasil em 1995 era pequeno, cerca de 250.000 e o número de domínios registrados não passava de 8.000.
1996 até 1999
O número de usuários aumenta em ritmo surpreendente, cada vez mais conteúdo e serviços são oferecidos aos internautas. A velocidade de conexão cresce gradualmente, a Internet já é parecida com o que conhecemos hoje.
2000 até ATUALMENTE
É a partir de então que a Internet ganha o status de “mercado”. Ao invés de me estender detalhando cada uma das mudanças (o site www.internetnobrasil.net faz isso muito bem) vou direto ao objetivo: encontrar quais foram os degraus mais significativos nessa evolução:
TECNOLOGIA
É sempre uma nova Tecnologia que causa mudanças na Internet. Tecnologia é conhecimento sobre a forma de realizar algo. No caso da Internet diversas tecnologias inovadoras contribuiram, afetando os interesses de empresas que atuavam, ou passaram a atuar nesse mercado.
No próximo artigo vou detalhar quais foram quais foram essas tecnologias,