EVOLU O ENEM
LEYDE DAYANA BARBOSA
SIQUEIRA
O surgimento do evolucionismo
Até o inicio do século XIX os naturalistas europeus eram em sua maioria, adeptos do fixismo: para eles, as espécies de seres vivos eram fixas ou seja não se modificavam ao longo das gerações.
Criacionismo: ou seja, acreditava que as espécies biológicas foram criadas por ato divino no momento da criação. No século XVIII já havia naturalistas não fixistas.
Evolucionismo: Os seres vivos se modificavam o ao longo do tempo, como novas espécies surgindo a partir de espécies ancestrais.
Ideias evolucionistas de
Lamarck
Jean-Baptiste Antoine de Monet (Lamarck);
Obras: O livro Philosophie zoologique;
Cada espécie de ser vivo atual surgiu por transformações sucessivas de uma forma primitiva, originada a partir da matéria não viva, (geração espontânea)
A influência do ambiente perturbaria a tendência natural dos seres vivos, gerando variações em torno dos planos ideais de organização corporal;
Lei
do uso e desuso: o ambiente pode forçar a á mudança de hábitos de um ser vivo, levando ao crescimento de certas estruturas e á atrofia de outras em seu organismo, função do uso e desuso dos órgãos.
Lei da transmissão das características adquiridas: as mudanças e transformações devido ao ambiente seria transmitida á descendência ao longo das gerações.
Ideias evolucionistas de
Darwin
Charles Darwin;
Darwinismo teorias;
Ancestralidade comum: todo ser vivo, em algum ponto no passado compartilha um mesmo ancestral;
Seleção natural: a sobrevivência dos indivíduos, bem como o seu sucesso reprodutivo, depende de sua adaptação ao meio em que vivem.
A partir de quatro fatos observados na natureza,
Darwin inferiu três preposições as quais podem sintetizar seus penssamentos.
Fato 1- as populações naturais de todas as espécies tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo é muito grande. Ao garantirlhe condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento, sempre se