Evolu o da Tecnologia da Informa o
Com a necessidade e aumento de produção; as empresas, ao longo dos anos, buscam uma melhora e uma agilidade cada vez maior com a ajuda da tecnologia, fazendo com que a mesma vá ganhando mais espaço no cenário empresarial e forçando a uma evolução da TI.
Em meados da década de 60 a TI entra no mercado empresarial, basicamente o que se tinha de TI nas empresas era o processamento centralizado de dados em mainframes, até pelo fato de não se ter muitas opções tecnológicas (nem softwares nem equipamentos), o que tornava os processos de construção de aplicativos muito trabalhosos e com pouco suporte de ferramentas, outro fator que não ajudava era a necessidade de metodologias para entender a demanda de forma rápida, a automação de rotinas manuais, escassez de mão-de-obra técnica, não era uma área muito visada para trabalhar, e o desenvolvimento com caráter artesanal prejudicavam o início da TI nas empresas.
Com o passar dos anos as empresas se sensibilizam e percebem a importância da Tecnologia da Informação, que muda de “processamento de dados” para “Informática”, e a TI entra como recurso organizacional estratégico para as corporações empresariais. Os Analistas começam a considerar: Conceitos de desenvolvimento organizacional, processo decisório, adoção de inovação, aprendizagem, interface humano-computador, relacionamento entre profissionais de TI e usuários e estimulo a construção de sistemas de apoio à decisão.
Na década de 80 as empresas, contagiadas pela informática, superam suas resistências e incorporam essa nova ferramenta empresarial. Com a informática, as empresas integraram seus sistemas, mesmo com algumas redundâncias. Ocorreram mudanças no ambiente externo das empresas, utilizando terceirização, sistemas interoganizacionais, na arquitetura de sistemas, desenvolvimento de sistemas considerando-se aspectos econômicos, legais, políticos e culturais; Ou seja, recursos de informática passam a ser instrumentos de apoio aos