Evolu o da interface gr fica
A interface gráfica foi criada para facilitar a interação entre usuário e dispositivos digitais pois sem ela toda manipulação de sistema seria feita pelas linhas de comando obtidos pelo teclado o que exigiria certo conhecimento dos usuários sobre os comandos o que poderia dificultar uma tarefa simples caso o mesmo não tivesse o conhecimento necessário para executa La.
Como boa parte das tecnologias existentes, a ideia de uma Interface Gráfica do Usuário (GUI) começou muito tempo antes de possuirmos a tecnologia necessária para implementá-la. Uma das primeiras pessoas a pensar nessa possibilidade foi o engenheiro, inventor e político Vannevar Bush.
O que transformou Bush em um pioneiro da área foi a percepção de que os meios de armazenamento de informações não estavam mais comportando tantos dados. A máquina imaginada por Bush, chamada de Memex, infelizmente, assim como as maiores ideias na área da informática, surgiu antes da tecnologia necessária para concretizá-la.
O engenheiro elétrico Douglas Engelbart inspirado pelo trabalho de Vannevar Bush, visualizou a possibilidade de usar computadores para aumentar o intelecto humano, em vez de substituí-lo. Como no caso do Memex, as ideias de Engelbart estavam muito à frente de sua época. Em 1968, depois de conseguir um financiamento para suas pesquisas, ele e sua equipe criaram o processador de texto e o mouse.
A linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento que possuía uma interface gráfica diferenciada, a GUI começou a ganhar aspectos mais modernos em 1974 com o surgimento da Smalltalk.
As janelas que possuíam bordas e barras de títulos que permitiam a identificação e o reposicionamento delas foram a grande inovação. O conceito de ícones surgiu na mesma época, assim como o menu de contexto.
Na historia das interfaces gráficas outro passo importante foi dada pela startup criada em 1976 por Steve Jobs e Steve Wozniak. Com a contratação de ex-funcionários da Xerox, a Apple pode