Evolevid

3177 palavras 13 páginas
BIOLOGIA

EVOLUÇÃO
Dizemos que os membros desses organismos são estruturas homólogas. A homologia sempre implica origem igual, podendo a função ser diferente.
Ao contrário, para estruturas de mesma função, porém de origem diferente, falamos em analogia. As asas de um pássaro e de uma borboleta são análogas por terem o mesmo papel, porém são construídas segundo planos diferentes (falta de ossos na asa da borboleta, por exemplo). Ora, semelhança sugere parentesco. O fato de todos os mamíferos serem construídos segundo um plano básico comum sugere que todos provêm de um ancestral comum. As pequenas variações na descendência desse ancestral poderiam ter-se acentuado com o tempo, a ponto de aparecerem espécies diferentes.

1. EVOLUCIONISMO

Definição e conceito de evolucionismo
Evolucionismo, ou filogenia, é o ramo da Biologia que se ocupa do estudo da origem das espécies.
A filogenia explica as transformações que os seres vivos sofreram através dos tempos.
Importância do evolucionismo
1. A teoria evolucionista é básica para o entendimento da classificação dos animais e dos vegetais (Taxionomia).
2. O evolucionismo é fundamental para compreender a diferenciação celular (Citologia) e a classificação dos tecidos.
3. A filogenia informa-nos, através dos fósseis animais e vegetais, qual era o relacionamento dos seres vivos com o ambiente (Ecologia, em eras anteriores à nossa).
4. A evolução mantém relações também com a genética, pois, para entendermos fenômenos como: mutação, seleção natural, oscilação genética, não necessitamos conhecer apenas o mecanismo pelo qual ocorrem, mas sim, a importância deles na transformação do planeta
Terra nos seus 4,5 bilhões de anos de idade.
Em resumo: na genética, você estudará “como” ocorrem estes fenômenos; na filogenia, você vai aprender a importância do fenômeno, no contexto geral da Biologia.

asa de ave

asa de inseto

ossos quitina penas

nervuras
Estruturas análogas homem cão

ave

baleia

2. EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO

Existem

Relacionados