evoagri
1333 palavras
6 páginas
Centro UniversitárioAnhanguera de Campo
Grande - Unidade 1
Gestão em
Agronegócio
Prof. ...
Alunas:...
Evolução, Agricultura e
História
Capítulo 1
História das agriculturas no mundo
Do neolítico á crise contemporânea
Marcel Mazoyer & Laurence Roudart
A vida, a evolução e a agricultura
Todas as espécies de seres vivos encontram no meio onde vivem os recursos necessários á sua existência material: espaço, habitat, nutrição e possibilidade de expulsão dos dejetos de seu funcionamento vital. Todos os recursos de um meio quaisquer que sejam, são limitados.
É chamado de fator limitante o elemento do meio que determina a densidade máxima que a população de uma espécie pode atingir sustentavelmente em um dado local.
Os Fatores variam de uma espécie para outra e para a mesma espécie, variam de um meio para outro, como: temperatura, umidade e nutrientes. Competição, exploração e simbiose
Geralmente duas ou mais espécies competem pelos mesmos recursos. A oposição entre a população de cada espécie e as limitações do meio são duplicadas quando surge uma oposição entre populações e espécies em competição pela utilização dos mesmos recursos, isso conduz a coexistência ou a eliminação de uma ou mais dentre elas.
Uma espécie também pode explorar a outra que lhe serve de suporte, de pasto ou de presa. Existe as vezes um tipo de relação de exploração reciproca e obrigatória, essa relação pode ser considerada como uma assistência mutua benéfica as duas espécies: fala-se então de mutualismo ou de simbiose.
Trabalho, artificialização do meio, agricultura e criação
Certas espécies transformam o meio onde vivem de forma a aumentar sua capacidade de suporte e os recursos disponíveis para seu próprio uso, aumentam a própria valência ecológica. Algumas espécies animais se dedicam a transformar o meio de maneira a criar condições de vida artificiais que favorecem o desenvolvimento das especies que elas exploram. Formigas cultivadoras: varias espécies de
formigas da América