Evidências de reação
Evidências de Reação
Nome
Matrícula:
Professor (a
Fortaleza, 9 de Novembro de 2011
Introdução
Uma reação química é a transformação dos reagentes em produtos, isso acontece pela reordenação dos átomos das substâncias iniciais a fim de formar uma ou mais substâncias. Observa-se que houve uma reação pelos métodos quantitativos e qualitativos e as mudanças qualitativas são perceptíveis macroscopicamente. Algumas delas são mudanças de cor, de odor, formação de gases, formação de precipitado e transferência de energia. Se em um experimento apenas verificou-se mudança de cor sem o aparecimento das outras características conclui-se que ocorreu apenas uma mistura de substâncias. Outro ponto muito importante são os tipos de precipitado que podem ser:
Cristalino
São os melhores de se trabalhar, pois sedimentam rapidamente e consequentemente são fáceis de filtrar, porém esse tipo é difícil de ser obtido.
Granular
Seus grãos são maiores que os do cristalino e também se sedimentam com facilidade.
Finamente Dividido
Apresenta partículas muito pequenas difíceis de ser diferenciadas umas das outras (a olho nu) e levam muito tempo para depositar-se. Tem aparência de farinha de trigo.
Coloidal tipo gelatinoso
Com este é muito difícil de trabalhar devido ao seu aspecto gelatinoso que torna a filtração mais difícil.
Coloidal Finamente Dividido
Tem partículas extremamente pequenas, por isso são difíceis de sedimentarem, a filtração também é muito difícil devido o tamanho dos grãos.
Objetivo
Este trabalho visa evidenciar a ocorrência de reação química quando ocorre mudança de cor e liberação de gás, também busca diferenciar os tipos de precipitado e através da análise das propriedades químicas de um composto descobrir a amostra desconhecida.
Procedimento Experimental:
Parte I- Mudança de Cor * Foram misturados em tubos de ensaio 1 mL das soluções abaixo: a) 0,2M de CuSO4 e 0,2 M de Fe2(SO4)3 b) 0,2 M CuSO4 e 3M