Evidencias de Reação
Disciplina de Laboratório de Química
Aluno:
Professor:
Data da Prática: 01/01/2015
Data da Entrega: 01/01/2015
Foto Do Símbolo Da instituição
Evidências de Reação
1. Introdução
Diversas vezes as transformações que acontecem constantemente no universo à nossa volta ocorrem de forma imperceptível. Entender como ocorrem tais transformações é uma tarefa bastante complexa e que requer, na maioria das vezes, análises muito aprofundas sobre determinadas questões. Sabe-se que para tentar entender e explicar essas transformações é preciso analisar questões que dizem respeito a várias áreas de estudos científicos, como a da química e, nesse caso, é necessário analisar atentamente as reações químicas. No entanto, não é fácil identificar o momento exato em que uma reação química ocorre. Há alguns aspectos qualitativos que podem ser observados no momento em que reagentes são misturados para determinar se houve ou não reação. Diferenças entre o estado inicial e final de substancias que entraram em contato com outras substancias diferentes podem ser indicadores de reações químicas. Alguns critérios podem ser considerados para detectar tais mudanças.
A formação de produtos gasosos, identificada por borbulhamento, é um critério que pode ser considerado para se ter certeza que determinadas substancias reagiram entre si. Outro fator que pode ser analisado é a formação de precipitados, que variam conforme o tamanho e forma de partículas. Outros critérios, como a mudança na cor e/ou odor e também indícios de transferência de energia, devem ser considerados. O termo “transferência de energia” normalmente refere-se ao fluxo de calor que ocorre nas reações. Quando uma reação libera calor é exotérmica e quando absorve é endotérmica (BROWN, 2005).
A formação de precitado ocorre quando uma solução é supersaturada por um composto. Na maioria das vezes, o sólido formado se deposita no fundo da solução, porém, algumas vezes ele irá flutuar (se