Evento social trabalho
Arrecadação de gêneros de primeira necessidade para entidades filantrópicas
Por: Marco Antonio da Costa marcocosta.mac@hotmail.com Consiste em arrecadar por três meses, alimentos que são sobras de comercialização e excedentes de produção, e os distribuir para instituições filantrópicas, localizadas na circunvizinhança da Universidade Bandeirantes em Piracicaba - SP. Estes alimentos, que teriam o lixo como destino, mas estão totalmente próprios para o consumo constituem-se na matéria prima do nosso trabalho e projeto.
Processo de Arrecadação dos Alimentos No período da manhã serão arrecadados os alimentos em estabelecimentos ligados a alimentação, como: sacolões, padarias, hortifrutis, supermercados, feiras, indústrias alimentícias, produtores rurais, entre outros. Os alimentos que podem ser arrecadados são: alimentos in natura, – que não foram manipulados ou processados – ou industrializados embalados, não violados e dentro do prazo de validade. Toda a logística de captação do evento será planejada semanalmente, porém poderá sofrer alterações diárias em função de doações extras/esporádicas ou cancelamentos de doações. Os veículos que transportarão os donativos possuem isolamento térmico e/ou refrigeração, adequações necessárias para a arrecadação de alimentos e serão cedidos por comerciantes e empresários que, ao conhecer o projeto solidário foram convidados a participar e aceitaram.
O processo de arrecadação seguirá as etapas descritas abaixo: • Seleção dos alimentos: Através de análise de suas características (aparência, embalagem, validade, odor, textura, entre outros); • Separação dos alimentos: Separar produtos alimentícios por tipo, refrigeração, validade (curta, média e longa); • Disposição dos alimentos: Devem ser colocados em sacolas ou caixas plásticas, brancas ou transparentes e priorizar a sobreposição de sacolas mais leves e com alimentos sensíveis acima de sacolas mais pesadas.