Evento cultural: Las Fallas em Valência
Poder-se-ia dizer que é o carnaval da cidade de Valência, onde toda a picaresca e crítica se representam nos monumentos (de tal forma que, ao queimá-los, se eliminam simbolicamente os problemas e males). Também nesta festa se unem vários aspectos que definem uma cultura, entre eles o lume, a música, a pólvora e a rua.
O evento é carregado de representações satíricas, folclóricas e culturais e os valencianos participantes desfilam com os trajes tradicionais da região pelas ruas.
A cidade enche-se de gente que vem de todo o pais e do estrangeiro para assistir a uma semana e meia de loucura en La calle. Todos os dias as 14 e meia-noite , na praça principal do centro de Valência dá-se o que se chama de Mezcleta que é uma sessão de aproximadamente 12 minutos de foguetes. Cada sessão tem um nome próprio como "la portuguesa" e o seu autor, organiza as centenas de foguetes de forma que este explodam e façam uma "música" de foguetes. Durante estas pequenas sessões as ruas principais ficam abarrotadas de gente que olha o céu em silêncio e escuta a "música". No final aplaude-se e leva-se o autor nos braços pela praça para ser aclamado.
Todo este espetáculo é apenas uma parte do todo que são as fallas, porque as fallas em si são umas construções em madeira e papel que podem ser qualquer coisa. Estão dispostas no meio da rua e são enormes. Muitas são