Evento Acne
A acne afeta o folículo pilossebáceo, formado por uma glândula sebácea e por um "canal" no qual se forma o pelo. …Reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a acne acomete mais de 80% da população jovem brasileira. Mas engana-se quem pensa que a acne é coisa de adolescente. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas da acne podem aparecer até os 35 anos.
A acne afeta o folículo pilossebáceo, formado por uma glândula sebácea e por um "canal" no qual se forma o pelo, acarretando o aparecimento dos chamados "cravos" e "espinhas" na face, nas costas ou no peito. Caso não tratada devidamente, a acne pode deixar marcas profundas. Autoestima baixa e extrema timidez são alguns dos sintomas psicológicos ocasionados pela dermatose.
Apesar de ser um problema bastante recorrente e conhecido, há diversos equívocos e mitos envolvendo o tema. A médica dermatogista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Ligia Piccinini Colucci esclarece o que é verdade e o que é mito quando o assunto é a acne.
A acne é hereditária
VERDADE - Existe uma predisposição genética para o aparecimento da acne, sim. A maioria dos pacientes que os pais tiveram acne, tem grande chance de ter também, principalmente se for acne grave.
Acne: mitos e verdades sobre a doença
A acne é contagiosa
MITO - Não existe a possibilidade de ser transmitida para outra pessoa. O que ocorre é que é uma doença muito comum na adolescência e em uma porcentagem menor na idade adulta.
A alimentação influencia na acne. Comer chocolate em excesso, por exemplo, provoca espinha
VERDADE - Hoje em dia, existem estudos consistentes que mostram que uma alimentação com excesso de alimentos que aumentam a taxa de glicemia (glicose) pode levar a um aumento de acne.
A ansiedade e o estresse podem ocasionar a acne
VERDADE - O estresse libera radicais livres e reduz a imunidade da pele, influenciando o surgimento da acne.