evasão escolar
Maria dos Reis da Luz Miranda1
RESUMO
Este artigo tem como propósito identificar as possíveis causas da evasão escolar no Ensino da Educação Fundamental da Escola Municipal Santo Antônio, localizada no povoado Juçaral das Canoas na cidade de Barreirinhas / Maranhão, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar na referente escola.
Levantaremos hipóteses e discussões sobre o tema, reflexões sobre as metodologias e apresentação de estratégias de aprendizagem que possam amenizar o problema da evasão escolar verificada junto aos alunos do Ensino Fundamental, e metas a serem alcançadas para combater o seguinte problema da evasão escolar. Pode-se afirmar que é necessário criar grupos de estudos com todos os formadores, objetivando questionar as causas e consequências na tentativa de buscar soluções de urgência através de metas e ações que deveriam ser discutidos com educando a respeito de ações que motive-os e a importância do desenvolvimento integral do cidadão na sociedade, como também a elaboração de um currículo que atenda as expectativas dos alunos, com inovação de prática, dentro de uma didática renovada e motivadora, que possa elevar a autoestima dos estudantes, dando sentido significativo aos seus valores sociocultural e histórico no qual os indivíduos estão inseridos dentro da sociedade.
Palavras-chaves: Educação Fundamental, evasão escolar, metodologia, aprendizagem significativa.
INTRODUÇÃO
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe a instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas