Evasão escolar: Um fenômeno sociocultural
CAMPUS DA LIBERDADE - REDENÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA: INSERÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA
DOCENTE: PROF. DR. BRUNO OKOUDOWA
DISCENTE: MARIA MYKELE ALVES DODÓ
EVASÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA :UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar o fenômeno da evasão escolar e universitária como um processo sociocultural, expor suas principais causas baseando-se na pesquisa realizada na escola Antônio Julião Neto de Barreira- CE dispondo destas(causas) à níveis sociais, pedagógicos e psicológicos ou culturais, ressaltando ainda que a compreensão total do fenômeno requer um olhar sobre a individualidade e subjetividade de cada indivíduo. Apresentam-se também as consequências que esse problema acarreta tanto para o indivíduo particular quanto para a sociedade em geral.
APRESENTAÇÃO DO FENÔMENO
A palavra evasão, segundo a enciclopédia Larousse “vem do latim evasio, que significa saída. A ação de evadir-se se reporta ao escapar, fugir ou emigrar” (LAROUSSE, 1998, p.2304).
No contexto educacional porém, este termo transborda o significado de mera saída do aluno de um sistema educacional pois carrega elementos valorativos. A evasão traz consigo perdas pessoais, sociais e institucionais. Tem uma conotação excludente, na medida em que transmite a ideia de eliminação do aluno do contexto educacional em que estava inserido. Evasão é a saída do aluno da instituição de ensino antes da conclusão do curso. Implica, portanto, o desfazimento ou redirecionamento de um projeto de vida.
EVASÃO COMO FENÔMENO SOCIOCULTURAL
É importante analisarmos “cultura” como algo particular e produzido a partir dos desejos, necessidades, criações, hábitos de vida e produtos de cada ser humano; e sociedade como um complexo onde algumas culturas individuais se chocam e outras se generalizam pois só assim poderemos compreender um pouco do que acontece com a maioria dos