Evandro Agazzi Da T Cnica Tecnologia
3465 palavras
14 páginas
DA TÉCNICA À TECNOLOGIA: O PAPEL DA CIÊNCIA MODERNA1 Evandro Agazzi, Universidade de Friburgo (Suíça) EQUIVALÊNCIA OU SEPARAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA? Duas posições opostas revelam o modo corrente de conceber a ciência e a tecnologia. A mais generalizada torna‐as idênticas, como sendo praticamente uma e a mesma coisa (a denominada “tecnociência”), na qual as características “intelectuais” da ciência moderna dominam as características “tradicionais” da tecnologia; por isso essa tecnologia tornou‐se “científica” a um tal ponto que é impossível distingui‐la da ciência.
Esta visão encontra‐se tacitamente pressuposta no modo como o senso comum entende o
“progresso da ciência”. Quando tentamos tornar concreta esta noção, quase inevitavelmente apresentamos exemplos de feitos tecnológicos como instâncias de progresso científico.
Chegando à mesma conclusão (mas seguindo um percurso inverso), certas abordagens tratam a própria ciência (na sua forma “moderna”) como estando tão profundamente afectadas pelo espírito da tecnologia – que consiste na proposta de dominar e utilizar a natureza – que se tornou indistinguível da tecnologia. Esta segunda visão é comum tanto a várias tendências “instrumentalistas” na filosofia da ciência contemporânea e a algumas não menos influentes doutrinas que insistem num juízo essencialmente negativa sobre a ciência, porque (alegadamente) a ciência moderna nasceu da mesma pretensão para “manipular o ser” que constitui o âmago da tecnologia e isso implica, como uma consequência, uma atitude de violência que se encontra subjacente à tecnologia. (Heidegger foi o mais famoso iniciador desta doutrina, que teve muitos seguidores no actual clima intelectual.)
Contrária a essas duas visões é a posição daqueles académicos que sublinham os diferentes objectivos