Eva
CTISM
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET EAD
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Restinga Seca, 28 de setembro de 2014.
Aluna: Eva May
Atividade 3:
Respostas das questões:
1) Analógico: capacidade de analisar, relacionar semelhanças entre dois objetos, opera com valores infinitos e por comparação (analogia) produz saída e variações contínuas de valores de entrada que nunca são absolutos.
Digital: são fixos, absolutos independentes da variação de tempo.
2. Os sistemas de numeração têm por objetivo estabelecer símbolos e convenções para representar quantidades, de forma a registrar a informação quantitativa e poder processá-la. A representação de quantidades faz-se com os números.
Bases numéricas são algarismo usados em um cálculo para que possa se chegar ao número. Existem vários tipos de bases numéricas a mais conhecida e usada no nosso dia-a-dia é à base de 10.
3. O computador, em sua essência usa a base 2, amplamente conhecida como números binários. Como na base 10 temos 10 algarismos (0 a 9), na base 2 temos 0 e 1, dois algarismos apenas. A necessidade de um sistema de numeração binária é uma adequação que facilita a implementação de circuitos eletrônicos. Por isso que o computador é uma máquina movida à energia elétrica ou energia armazenada em baterias. Os circuitos eletrônicos (que discutiremos mais adiante) permitem ou não saídas de energia elétrica. Analogamente, podemos citar o interruptor de luz do seu quarto. Ele liga e desliga a luz. Assim, temos duas ações absolutas e isoladas: ligar ou desligar. A ação de ligar pode ser representada com o 1 e a de desligar com o 0. Como os componentes funcionam abrindo e fechando chaves, o sistema binário atende perfeitamente à necessidade.
4. Faça a conversão de base 10 para base 2:
a) 1010
b) 1011
c) 1000000
d) 10000000
e) 11000100
5. Faça a conversão de base 2 para base 10:
a) 24
b) 59
c) 256
d) 206
e) 39
6. Porque 1 byte é igual a 8 bits, e cada bit tem