Euzin
Chamamos a atenção para a importância de não realizar atividades isoladas ou descontextualizadas. É importante que a temática das relações étnico-raciais esteja contida nos projetos pedagógicos das instituições, evitando-se práticas esporádicas em determinadas fases do ano, como abril, maio, agosto e novembro. Estar inserido na proposta pedagógica da escola significa que o tema será trabalhado permanentemente, e, nessa perspectiva, é possível criar condições para que não mais ocorram intervenções meramente pontuais para resolver problemas que surgem no dia-a-dia relacionados ao racismo. Aos poucos, o respeito à diversidade será um princípio das instituições e de todas as pessoas que nelas atuam.
As sugestões de atividades são subsídios que estão associados à prática educativa, e esta precisa estar de acordo com as concepções de criança e de educação enunciadas aqui e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Destacamos alguns pontos importantes contidos no Referencial que auxiliam no processo de elaboração de atividades, como a organização do tempo, do espaço e dos materiais; observação, registro e avaliação.
Com relação às atividades aqui propostas, não se pode perder de vista a rotina de cada instituição com elementos que são permanentes e fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos e