Eutrofização
Governo do Estado do Rio de Janeiro
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – PÓLO TRÊS RIOS
ELEMENTOS DE ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO
JOSÉ LUIZ VIANNA DE GRÁZIA
RELATÓRIO DE CAMPO
CONSEQUÊNCIAS DA EUTROFIZAÇÃO NO RIO PARAÍBA DO SUL PARA A DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E PARA A POPULAÇÃO RIBEIRINHA NA CIDADE DE TRÊS RIOS-RJ – HORTO MUNICIPAL
INTRODUÇÃO
O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, nasce na Serra da Bocaina, no estado de São Paulo. É considerado uma das três maiores bacias hidrográficas secundárias do Brasil, abrangendo uma área de aproximadamente 57.000 km2. No estado do Rio de Janeiro, o rio Paraíba percorre 37 municípios, sendo a cidade de Três Rios um deles. Sua importância estratégica para a população fluminense pode ser avaliada pelo fato de ser a única fonte de abastecimento de água para mais de 12.000.000 de pessoas, incluindo 85% dos habitantes da região metropolitana.
Conversando com a população ribeirinha durante a aula prática, observamos a insatisfação dos mesmos em relação à quantidade de peixes que vem reduzindo cada vez mais ao longo dos anos, assim como a diversidade de espécies, este foi o padrão escolhido.
[pic]
OBJETIVO
• Observar na prática em campo os conhecimentos adquiridos em teoria durante a disciplina de Elementos de Ecologia e Conservação; • Observar os diversos padrões encontrados na natureza; • Entender na prática como funciona a pesquisa científica, e a importância da experimentação para a ciência como um todo e para os estudos ecológicos.
HIPÓTESE
A cidade de Três Rios conta com aproximadamente 80.000 habitantes, e não possui nenhum tipo de tratamento de esgoto, sendo este jogado “in natura” nas águas do rio Paraíba do Sul, que associados a outros poluentes como, por exemplo, agrotóxicos e outros resíduos químicos, estão influenciando de forma negativa à sua biota.
[pic]