Eutrofizaçao e autodepuração
AUTODEPURAÇÃO E EUTROFIZAÇÃO
Gurupi, Maio de 2012
Discussão e compreensão sobre Autodepuração e Eutrofização
Segundo a ACIESP, a autodepuração é o processo natural que ocorre numa corrente ou corpo d'água, que resulte na redução bacteriana, satisfação de DBO, estabilização dos constituintes orgânicos, renovação do oxigênio dissolvido consumido e o retorno às características (biota) normais do corpo d'água. Também chamada depuração natural.
Já a eutrofizaçao pode ser definida como um mecanismo de degradação que sofrem os meios lenticos naturais de água quando excessivamente enriquecidos de nutrientes, que limita a atividade biológica nesse meio.
Constantemente é visto nos noticiários ou até mesmo no dia a dia o descaso com os corpos hídricos, o despejo de impurezas, ocasionando poluição e contaminação do mesmo. Geralmente em rios, o mecanismo de defesa é justamente essa autodepuração, considerada um fenômeno natural que ameniza o impacto, de forma a neutralizar essas cargas poluidoras. Nesse mecanismo um dos principais processos é a decomposição da matéria orgânica feita por microorganismos aeróbios, assim a concentração de oxigênio dissolvido na água diminui pois é consumida por esses seres.
A autodepuração é decorrente da associação de vários processos de natureza física (diluição, sedimentação e reaeração atmosférica), química e biológica (oxidação e decomposição) (Hynes, 1960; Sperling, 1996).
No processo de autodepuração, há um balanço entre as fontes de consumo e de produção de oxigênio.
Os principais fenômenos interagentes no consumo de oxigênio são: a oxidação da matéria orgânica, a nitrificação, a demanda bentônica. Já na produção de oxigênio são: A reaeração atmosférica e a fotossíntese.
A oxidação é o processo nos quais elétrons são removidos de uma substância, aumentando o seu estado de oxidação. Ou seja, a oxidação é uma forma de transformar poluentes em compostos menos indesejáveis ao meio ambiente. A