Eutanásia
DIAPOSITIVO2: Os nossos objetivos com este trabalho são aprofundar os nossos conhecimentos teóricos acerca deste assunto, identificar questões éticas, apresentar casos de controvérsia ética, refletir acerca dos dilemas éticos que esta temática levanta, bem como relaciona-los com a matéria já estudada nesta disciplina.
O nosso trabalho está dividido em três partes fundamentais: primeiro descreveremos a eutanásia – a sua definição, os tipos de eutanásia, o seu começo e os países onde pode ser praticada. Depois, numa segunda parte, levantaremos questões filosóficas apresentando casos práticos de controvérsia ética e, por último, apresentaremos os argumentos e objeções da eutanásia. Por último, terminaremos com a nossa opinião pessoal e o que os portugueses pensam acerca desta temática.
DIAPOSITIVO 3: O que é a eutanásia? A eutanásia (“eu” – bem e “thanátos” – morte) significa, literalmente, “boa morte” ou “morte apropriada”. A eutanásia implica tirar, deliberadamente, a vida a alguém. Normalmente, a vida é retirada para benefício da própria pessoa, já que esta pode sofrer de uma doença terminal ou incurável.
DIAPOSITIVO 4: A eutanásia pode ser classificada tendo em conta os seus tipos. A eutanásia voluntária é quando o doente afirma que deseja morrer, ou seja, quando uma pessoa ajuda outra a acabar com a vida.
DIAPOSITIVO 5: A eutanásia involuntária é quando o doente não consentiu que lhe retirassem a vida, ou