Eutanásia
Com este trabalho temos a intenção de demonstrar nossa opinião sobre um processo, não permitido no Brasil e considerado crime, a eutanásia. A eutanásia vem gerando fortes discussões e debates que vão além da questão da vida e da morte, por isso poucos países foram capazes de legaliza-la.
O que é a eutanásia:
A expressão eutanásia origina-se do grego ‘eu’ – bom – e ‘thanatos’ – morte, o que nos leva à idéia da ‘boa morte’, ou seja, é uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família.
Pontos de vista:
Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida, além de que aceitar o pedido da eutanásia, seria respeitar a auto determinação do paciente sobre o seu corpo e sua vida pois o doente não tem apenas o direito a vida mas também a morte digna. Já do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a ideia de que tal ato aliviaria sua dor e sofrimento, a eutanásia também viola as normas básicas da medicina, pois a missão dela é combater a morte, aliviar o sofrimento e promover a cura.
Eutanásia no Brasil e no mundo:
Lei aplicada no Brasil: Eutanásia § 3.º. Se o autor do crime é cônjuge, companheiro, ascendente, descendente, irmão ou pessoa ligada por estreitos laços de afeição à vítima, e agiu por compaixão, a pedido desta, imputável e maior de dezoito anos, para abreviar-lhe sofrimento físico insuportável, em razão de doença grave e em estado terminal, devidamente diagnosticado: Pena reclusão, de tres a seis